NATAÇÃO

A imagem mostra uma piscina vazia.

Natação é a capacidade do homem e de outros seres vivos de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade física que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.

Como atividade recreativa, a natação é muito difundida. Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir, tanto em piscinas artificiais como nos mares, lagos e rios.


Existem 6 modalidades distintas na natação:
-Natação pura- A natação pura, também conhecida por natação desportiva, é a prática da natação de competição em piscina, envolvendo os quatro estilos básicos: crawl, bruços, costas e mariposa. Insere-se nos esportes aquáticos e faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde o seu início em 1896.
-Polo aquático- O polo aquático é um esporte coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro do gol adversário, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.
-Saltos para água- Saltos ornamentais ou saltos para a água são os nomes dados ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada ou trampolim em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda.
-Natação de águas abertas- Designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar.
-Natação sincronizada- O nado sincronizado (renomeado oficialmente como natação artística pela FINA, em julho de 2017), é um esporte híbrido que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada por uma música.
-Mergulho- Mergulho é a prática de submergir, ou utilizando um aparato de respiração ( mergulho autônomo, mergulho dependente ou semi-dependente) ou segurando a sua respiração, denominada mergulho livre.




A imagem mostra o nadador Michael Phelps, dando uma braçada do tipo borboleta.


No quesito de grandes nomes da natação, é dificil escolher somente 1, mas como tivemos que selecionar, selecionamos Michael Phelps, renomado no mundo todo.

Michael Fred Phelps II (Baltimore, 30 de junho de 1985) é um nadador americano, conquistou trinta e sete recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro (oito) olímpicas em uma única edição, feito este realizado nos Jogos de Pequim, na China, em agosto de 2008. Diante dos seus resultados, Michael superou as sete medalhas de ouro do compatriota Mark Spitz conquistadas nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
Ao obter a sua 19ª medalha olímpica nos Jogos de Londres 2012, tornou-se o atleta mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos, batendo o recorde anterior que pertencia a Larissa Latynina, ginasta da União Soviética, que detinha um total de dezoito.
Ao ganhar a prova dos 200 metros estilos, nos Jogos Olímpicos de 2012, tornou-se o primeiro nadador do mundo a conquistar o titulo olímpico, três vezes consecutivas na mesma especialidade a nível individual, feito que já tinha realizado em prova coletiva, a estafeta 4 x 200 metros livres.